sexta-feira, 24 de junho de 2011

She's A Woman, e a primeira experiência dos Beatles com as drogas



"She's A Woman" foi concebida por Paul nas ruas de St. John's Wood em 8 de outubro de 1964 e foi finalizada no estúdio no mesmo dia, com Paul cantando-a com modo estridente, emulando Little Richard. "Precisávamos de um rock cheio de gritos para os shows", diz Paul. "Era sempre bom caso você precisasse de alguma coisa para encerrar ou se houvesse algum momento tedioso."

Nos primeiros takes, Paul improvisou muito. O take 7, por exemplo, durou quase seis minutos e meio e continha muitos gritos e improvisos. No final, podemos ouvir Paul dizendo: "Temos aqui uma canção e uma música instrumental!". Infelizmente, a canção trazia uma das rimas mais forçadas de todo o songbook dos Beatles, em que "present" rima com "she's no peasant" (presente / ela não é uma camponesa).

"She's A Woman" também foi a primeira música dos Beatles a conter uma referência, velada, às drogas. Mais tarde, John confessou que eles ficaram orgulhosos por terem incluído na canção o verso "turns me on when I get lonely" (me deixa ligado quando estou solitário), que escapou da censura das rádios e televisões. 
Quando usaram, três anos depois, a expressão "turn you on" (em "A Day In The Life"), a canção foi banida do rádio: naquela época, as autoridades estavam atentas ao aumento da cultura das drogas.

Não é coincidência que os Beatles tenham fumado maconha pela primeira vez apenas cinco semanas antes de gravarem "She's A Woman". Antes então, suas únicas experiências com drogas tinham sido comprimidos de Drinamyl e Preludin, descobertas da temporada em Hamburgo, e benzedrina, quem consumiram em Liverpool.
Foi com Bob Dylan que eles conheceram a maconha, em uma suíte do Delmonico Hotel, em Nova York. Os Beatles estavam satisfeitos com a ideia de beber vinho barato até a madrugada, mas Dylan queria fumar um baseado. Ele presumia que todos ali fossem "maconheiros". Achava, equivocadamente, que o verso "I can't hide" (eu não posso esconder) fosse "I get high".


No início, eles ficaram apreensivos, mas acabaram embarcando. Nas horas seguintes, os músicos "não conseguiam ficar em pé de tanto rir", como George Harrison registrou depois. Paul diz que foi tomado por tantos insights que pegou um bloco e fez uma porção de anotações.

"She's A Woman" foi lançada como Lado B de "I Feel Fine" na Inglaterra, e nos EUA. Paul afirmou em 1965 que "a princípio não foi tão bem recebida. Muita gente achou que eu estava só cantando agudo demais e que tinha escolhido a nota errada. Parecia que eu estava gritando, mas era de propósito. Não era um erro".

Assista a performance de "She's A Woman" ao vivo no Shea Stadium:



Siga o nosso Twitter!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...