quarta-feira, 6 de julho de 2011

Revolver, a nova fase dos Fab Four



Leia ouvindo
Taxman

Revolver marcou um desenvolvimento significativo na música dos Beatles, bem como o fim de uma era. Depois dele, toda música da banda foi desenvolvida em estúdio, sem a preocupação com a possibilidade de reproduzi-la no palco. Evidenciando a óbvia influência do contato com a emergente contracultura e com os desenvolvimentos da arte da vanguarda, a obra dos Beatles estava chamando a atenção um público mais hippie. Encontros com a cena underground, além dos efeitos das drogas psicodélicas, iriam alterar a percepção tanto de si mesmos quanto de sua música.

Em uma entrevista em março de 1966 para a revista adolescente britânica Rave, Paul falou com entusiasmo sobre o interesse de George por música indiana e de suas próprias pesquisas sobre teatro, pintura, cinema e música eletrônica. "Todos nós nos interessamos por coisas que nunca tinham nos ocorrido. Eu mesmo tenho milhares, milhões de novas ideias", ele afirmou.


Revolver certamente é um álbum cheio de novas ideias. Desde então, o ecleticismo se tornou comum no rock, mas foi lá que tudo começou.
Ele não apenas envolveu estilos musicais que iam de músicas infantis a misturas psicodélicas de fitas girando ao contrário, mas também representava uma combinação de letras com preocupações diversas - morte, tributação, médicos, solteironas solitárias, sono, aventuras oceânicas e a luz do sol.

Ainda assim, apesar de sua natureza experimental, Revolver não era inacessível. "Eleanor Rigby", "For No One" e "Here, There And Everywhere" eram três das canções mais lindas e populares que os Beatles já escreveram. "Taxman" e "I Want To Tell You" eram as melhores composições de George até então, e "I'm Only Sleeping" e "She Said She Said", canções oníricas de John, captavam perfeitamente o clima da época.

Lançadas durante o que viria a ser a última turnê da banda, nenhuma das catorze músicas seria tocada no palco pelos Beatles. Eles tinham se tornado exclusivamente artistas de estúdio, e estavam felizes em se concentrar na arte de fazer discos, em vez de ter de encaixar o processo de compor entre turnês e aparições em filmes.

Revolver foi lançado em agosto de 1966 e chegou ao topo das paradas tanto na Inglaterra, como nos EUA. Foi a última vez que as versões americana e inglesa de um álbum dos Beatles seriam diferentes.
Três canções de John - "I'm Only Sleeping", "And Your Bird Can Sing" e "Doctor Robert" - já tinham saído nos EUA no álbum Yesterday and Today.

Siga nosso Twitter!

Um comentário:

  1. Ótima postagem! Diz bastante sobre a melhor fase dos Beatles e é sempre ótimo saber mais sobre ela (:

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...