segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Interpretação doentia de Charles Manson em "Piggies" horroriza George Harrison

Leia ouvindo
Piggies by The Beatles

George falou de "Piggies" como um "comentário social", mas a música foi um pouco além da simples zombaria da classe média ao chamá-la de "porcos". "Pigs" era uma expressão de escárnio na Inglaterra da década de 1960 e geralmente ficava reservada à polícia. Os porcos também foram os animais escolhidos por George Orwell em Revolução dos bichos para representar  os líderes tiranos.

A canção ficou famosa em 1971 quando foi revelado que Charles Manson, o autointitulado líder da infame "Família Manson", interpretou a letra como um alerta para que o establishment branco se prepara-se para uma rebelião. Na mente perturbada de Manson, a sugestão de que os porcos precisavam de "uma bela surra" (a damn good walking / tradução livre) foi especialmente significativa.

De acordo com testemunhas, essa era uma das frases preferidas de Manson, e ele a citou muitas vezes antes de ser preso pelo envolvimento em assassinatos, vistos por muitos como um capítulo final e sombrio para a era hippie.

A pista que acabou ligando os oito assassinatos - cinco dos quais aconteceram na casa da estrela do cinema Sheron Tate, dois na de Leno LaBianca e um na de Gary  Hinman - foram as palavras "pig", "pigs" ou "piggy" escritas  com o sangue das vítimas. Os LaBianca chegaram a ser atacados com garfos e facas, aparentemente porque os utensílios são mencionados no último verso.


George ficou horrorizado com a interpretação equivocada de Manson para uma canção que ele considerava bem tranquila e comentou que o verso "damn good walking" foi sugestão de sua mãe quando ele procurava algo para rimar com "backing" e "lacking". "Não tinha nada a ver com policiais americanos nem com vadias californianas", ele afirmou.


Piggies foi lançada em 22 de novembro no álbum The Beatles, mais conhecido como White Album e seus takes começaram a ser gravados em 19 de setembro de 1968, há exatos 43 anos.

Siga nosso Twitter e fique por dentro de tudo que rola sobre os Fab Four!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...