domingo, 10 de julho de 2011

Conheça o álbum 'A Hard Day's Night'




Leia ouvindo
Can't Buy Me Love by The Beatles

A Hard Day's Night foi um marco por ser o primeiro álbum da banda em que todas as canções foram escritas pelos Beatles. Também foi um tour de force pessoal para John, principal compositor de dez músicas das treze faixas presentes no álbum.
Por ser o mais velho do grupo, John era o seu líder informal. Apesar de Paul ter mais conhecimentos musicais - ele já dominava o violão e o piano antes de John - eles ainda mantinham a mesma relação de mestre e aluno estabelecida quando se conheceram em 1957.

Anos depois John reconheceu que esse foi o seu período de domínio nos Beatles e foi apenas quando, em suas próprias palavras, ele se tornou "tímido e inibido", que Paul assumiu as rédeas. Até então, a maioria dos singles do grupo tinha sido escrita ou cantada por ele.
A única razão pela qual Paul cantou a faixa "A Hard Day's Night" foi porque John não conseguia alcançar notas altas.

Setes das canções tinham sido escritas especialmente para A Hard Day's Night, apesar de uma delas, "I'll Cry Instead" ter sido preterida em favor de "Can't Buy Me Love", single que Paul compôs sob pressão.
Os Beatles estavam colocando mais de suas preocupações pessoais nas letras. Por exemplo, "If I Fell" revela muito da psique atormentada de John. Da mesma forma, "And I Love Her" era uma das canções mais pessoais de Paul até então - uma declaração de seus sentimentos por Jane Asher. Na época, poucas pessoas sabiam como ou por que as canções eram escritas. A autoria das canções só foi amplamente revelada depois da separação da banda, junto com detalhes, como aqueles  por trás do fim do casamento de John e Cynthia.

O álbum foi lançado em junho de 1964 nos EUA e em 10 de julho do mesmo ano na Inglaterra e chegou ao número 1 nos dois países.

Siga nosso Twitter!

Um comentário:

  1. ''can't buy me love'' não foi escrita sob pressão!
    Paul já havia escrito a um tempo e quando apareceu o álbum novo ele até ficou receoso de colocar a música pq nao tava mais fechando com a realidade, saía na noite em lugares caros, restaurantes caros, tudo caro e felicidade explodindo.

    tá na biografia autorizada dele, escrita por Barry Myles ''many years from now"

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...