sábado, 27 de agosto de 2011

Há 44 anos morria Brian Epstein



Há 44 anos o grande empresário dos Beatles, Brian Epstein morria. A causa da morte foi dada por ''overdose acidental'' enquanto Brian tomava remédios para insônia.

O primeiro encontro de Brian com os Beatles foi em 1961, segundo Brian, um cliente chamado Raymond Jones foi até a NEMS (Loja musical onde Brian trabalhava) pedir um compacto com a música "My Bonnie" gravada pelos Beatles e Tony Sheridan. Brian não conhecia a banda, e foi informado que eles tocavam em um lugar não muito longe do seu trabalho.
O local onde Brian viu os Beatles foi o famoso Cavern Club, no dia 6 de novembro de 1961. Quando Epstein entrou no local foi tratado como VIP, sua entrada foi anunciada por alto falantes da casa.
Brian revelou: ''Fiquei impressionado de maneira imediata pela música deles, ritmo e sentido de humor sobre o palco. E inclusive quandos os conheci mais tarde também fiquei impressionado pelo carisma pessonal dos rapazes. E foi neste mesmo intante que tudo começou…".
No dia 10 de dezembro do mesmo ano os Beatles assinavam o contrato com Brian.
Brian foi o responsável por uma mudança brusca no comportamento dos Beatles. Antes dele os Fab tocavam de jaquetas de couro, falavam palavrões durante as músicas, fumavam e bebiam no palco e as vezes não terminavam nem de tocar a música, deixando ela pela metade. Quando Brian entrou ele ''sugeriu'' que os meninos usassem ternos, não bebessem nem fumassem no palco, e sempre tocar a música até o final. Os Beatles aderiram a ideia, o que mais rápido se adaptou as mudanças foi Paul.
Após o contrato com os Beatles, Brian foi várias vezes a Londres tentar um contrato com alguma gravadora sendo recusado por várias incluindo a Columbia, Pye, Philips e Oriole. Mas a recusa mais famosa foi na Decca. Os Beatles chegaram a gravar um material para um disco na Decca mas a gravadora os dispensou.
O técnico Jim Foy gostou do material e disse para Epstein levar o material ao grande produtor musical Geroge Martin, que trabalhava na Parlophone. Martin assinou contrato com os garotos sem mesmo ter visto eles pessoalmente.
Além dos Beatles Brian também empresariou bandas como: Gerry & The Pacemakers, Cilla Black e Billy J. Kramer, The Farmoust e The Cyrkle.
Em 1963 grupos descobertos por Brian faziam parte das 85 músicas, das 100 mais tocadas na Inglaterra.

Siga nosso Twitter!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...