quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os Beatles iniciam 'Beatles For Sale' há 47 anos

Há 47 anos, "Beatles For Sale"começava suas sessões de gravação.
A capa de Beatles For Sale mostrava o outro lado da Beatlemania - o esgotamento, o assombro e a solidão que a fama trazia. John, Paul, George e Ringo parecem confusos e exauridos na foto da capa de Robert Freeman, e suas novas canções refletiam os mesmos sentimentos. Eles só tiveram tempo pra escrever oito das catorze faixas do álbum.
Covers de antigas canções de rock favoritas foram usados para completar o disco.

As músicas novas davam todos os sinais de terem sido escritas no ambiente tenso da fama. Apesar de "Eight Days a Week" ser uma canção de amor, o título foi inspirado  por um comentário a respeito da sobrecarga. As composições de John eram as mais sombrias que ele já tinha escrito, "I'm A Loser" denotava seu estilo confessional de composição. Para "I'll Follow The Sun", Paul teve de fuçar seus antigos cadernos de escola para relembrar  a canção, tocada pela última vez nos dias do Cavern.

Bob Dylan, que tanto Paul quanto John tinham ouvido pela primeira vez durante 1964, estava começando a ser uma influência. No começo, os Beatles tinham se concentrado primordialmente em aprender os aspectos musicais das canções - mudanças de acordes, arranjos, harmonia.  Dylan foi o primeiro artista que os influenciou como letrista. De início, Paul era grande fã de Dylan, mas John logo se juntou a ele.


John escrevia poemas e contos por diversão. Alguns deles foram publicados em In His OwnWrite, de 1964, quando ele foi incensado pela imprensa como o "Beatle literato" e seu livro foi comparado aos de Lewis Carroll, Edward Lear e ao Finnegan's Wake, de James Joyce. Dylan e mais tarde o jornalista britânico Kenneth Allsop o pressionaram a diminuir entre suas efusões "literárias" e a composição das letras. John interpretou isso como "em vez de tentar me imaginar em determinadas situações, eu deveria tentar expressar como eu me sentia, como havia feito no livro".

O assessor de imprensa do grupo, Derek Taylor, estava certo quando escreveu no encarte do disco "as crianças de 2.000 d.C encontrarão nessas músicas o mesmo efeito de bem-estar e entusiasmo que elas têm hoje sobre nós. Porque a mágica dos Beatles, eu desconfio, é perene e atemporal. É adorada em todo o mundo".

Beatles For Sale levou dois meses e meio para ser gravado, foi lançado em dezembro de 1964 e alcançou o número 1 na Inglaterra. O equivalente americano, Beatles' 65, também chegou ao topo e vendeu um milhão de cópias na primeira semana.

Siga o TBL no Twitter.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...