quarta-feira, 12 de outubro de 2011

10 Fatos revelados no doc Living In The Material World

Em seu mais recente documentário musical, o cineasta Martin Scorsese desmonta o mito de que George Harrison era "O Beatle quietinho”. Nós separamos os 10 fatos mais interessantes do filme.
1. O corte de cabelo um George Harrison tinha um nome ... e alguém abriu um clube em sua homenagem:
Durante o auge da Beatlemania, Harrison foi questionado com sobre algo irrelevante: "Como você chama seu corte de cabelo?" Com um certo desdém, ele respondeu: "Arthur".  Tempo depois, um fã da banda dedicou seu mais recente empreendimento aos famosos George e "Arthur", e colocou em sua boate o nome do penteado. "Eu estava orgulhoso", disse Harrison, "até que eu vi a boate."

2.  Ele deveria ter tido outra faixa de Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band :
Longe de ser  tímido,  Harrison costuma falar (geralmente atráves de suas músicas) quando algo o deixa chateado.  Sua canção de protesto “Only A Northern Song”, foi retirada do disco Sgt Pepper para dar espaço à canção que dá nome ao título. 

3. Ele quase ficou elétrico:
Aos 16 anos, antes  de virar um Beatle,  George trabalhava como assistente de eletricista junto com seu pai, Harry, que esperava que os três filhos – um era mecânico, o outro responsável por manutenções gerais – abrissem um negócio juntos.  Felizmente, para os fãs de boa música, não era pra ser.
4. Ele introduziu a cítara para o mundo do pop:
Famosa pelo misticismo indiano, a cítira foi introduzida no mundo pop por Harrison, quando ele usou esse instrumento em um show em Norwegian Wood, do álbum Rubber Soul.

5. Ele tocava vários instrumentos:
26 ao todo. Ele era um guitarrista (respira fundo) regular, tocava cítara, guitarra de quatro cordas, baixo, arpa, violino, tamboura, dobro, swordmandel, tabla, órgão, sintetizador moog, gaita, autoharp, glockenspiel, vibrafone, xilofone, claves, tambor Africano, atabaque, tímpanos, ukulele, bandolim, marimba e Jal-Tarang (seja lá o que isso for).

6. Ele foi o primeiro Beatle a fazer um álbum solo:
Muito antes da divisão que iria abalar o mundo, Harrison foi o primeiro a fazer um álbum solo, quando ele lançou o álbum da trilha sonora para um filme de 1968 chamado Wonderwall. A essa altura Paul McCartney já tinha composto a trilha para um  filme chamado The Family Way, mas ele não produziu ou reproduziu  durante as gravações das músicas, então, o crédito vai para George.
© George Harrison Living in the Material World 

      7. Ele era um amante:

      O músico se casou duas vezes,  e foi protagonista de um triângulo amoroso famoso quando o amigo guitarrista Eric Clapton começou a disputar a atenção da esposa de Harrison, Pattie Boyd. A música de Calpton, Layla, é uma homenagem à Pattie. Depois de investir muito, e não ter retorno, Clapton acabou se afundando nas drogas. No entanto, numa reviravolta, Pattie se sentiu abandonada por George, que continuava obcecado pela Índia, e acabou se envolvendo com Clapton.  Mais tarde, Pattie e Clapton se casaram, e Harrison provou que não havia nenhum tipo de ressentimento entre eles ao declarar na festa de casamento dos dois: “Eu prefiro que ele esteja com Pattie do que com algumas drogas."


        8. É um lutador:

       Ele pode ter sido um cara da paz, mas isso não significa que George era bobo. No final de 1999, um intruso invadiu sua mansão Oxfordshire e golpeu Harrison com uma faca de cozinha. O ataque resultou em sete facadas, um pulmão perfurado e ferimentos na cabeça.  Para se defender, e proteger sua esposa Olivia, George lutou com um atiçador de lareira e uma lâmpada, e assim, segurou o ladrão até a polícia chegar. 

     9. Mesmo a morte não poderia parar o recorde:

Após seu falecimento em 2001, seu clássico My Sweet Lord, foi relançado e conseguiu quebrar um record. A música chegou ao primeiro lugar das paradas britânicas, e conseguiu um feito inédito: foi a primeira vez que uma pessoa já falecida conseguiu emplacar dois hits consecutivos. Curiosamente, George foi acusado de plágio quando lançou My Sweet Lord. A banda The Chiffons acusavam o beatle de ter copiado a música He's So Fine, mas Harrison resolveu toda a confusão quando comprou todos os direitos autorais de He's So Fine.




10. E finalmente:
George falava alemão, mas não fluentemente, ele era um jogador muito bom de Monopoly e hipotecou sua casa para financiar o Monty Python's Life Of Brian- que mais tarde se tornaria a produtora de sucesso Handmade Films.

George Harrison: Living In The Material World foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos e em DVD, no Brasil ainda não tem previsão de estréia. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...