sexta-feira, 4 de maio de 2012

"Sgt. Pepper's" o símbolo do 'Verão do Amor' de 1967


A fase frutífera que trouxe os singles "Penny Lane" e "Strawberry Fields Forever", além do álbum Sgt. Pepper, foi a primeira em que os Beatles puderam se dedicar inteiramente ao estúdio porque estavam livres de compromissos de show. Eles levaram 105 horas para gravar ambos os lados do single, uma marca inédita, e mais cinco meses para completar o álbum.

Paul criou o disco pensando em um show de uma banda de metais, eduardiana e fictícia, transportada para a era psicodélica e, obviamente, conduzida pelos Beatles. Lançado em junho de 1967, Sgt. Pepper foi o álbum daquele que ficou conhecido como "O Verão do Amor" - uma breve temporada em que a ética hippie cultivada em São Francisco pareceu se espalhar por todo o ocidente. Para qualquer em que foi jovem nessa época, a música automaticamente evoca imagens de miçangas e túnicas, o som de sinos tilintando e o cheiro de maconha encoberto por incenso. Apesar disso, apenas quatro faixas em Sgt. Pepper - "Lucy in the Sky with Diamonds", "She's Leaving Home", "Whitin You Without You" e "A Day In The Life" - aludiam ao levante social causado pela mudança da cultura jovem.

As outras eram canções pop bastante britânicas que tratavam de uma série de questões locais, de sociabilidade ("With A Little From My Friends") e autoaperfeiçoamento ("Getting Better"), passando pela vida nos subúrbios ingleses ("Good Morning, Good Morning") e por decoração ("Fixing A Hole"), até o entretenimento vitoriano ("Being For The Benefit Of Mr. Kite"). Muitas vezes, as letras das canções tinham linguagem deliberadamente antiquada, para ajudar a ambientar uma verdadeira produção eduardiana com o bom e velho sargento Pepper e seus homens do clube de Corações Solitários.

Ainda assim, o espírito de 1967 tomou o álbum de modo significativo. Foi fruto da crença de que limites para a imaginação eram impostos culturalmente e, assim sendo, deveriam ser desafiados. Tentava-se tudo o que parecesse tecnicamente possível: do frenesi orquestral de "A Day In The Life" até a inclusão no disco de notas de frequências tão altas que só um cachorro poderia perceber (fato este, que John Lennon desmentiu anos depois).

Sgt. Pepper foi o álbum pioneiro em incluir encarte com as letras das músicas, embalagem interna decorada e por ter a capa feita por um artista famoso. Sua reputação de primeiro "álbum conceitual", porém, não é merecida. Folk Songs From The Hills (1947), de Merle Travis, era um álbum conceitual, assim como In The Wee Small Hours (1955) de Frank Sinatra, e, mais próximo da época de Sgt. Pepper, Blood Sweat and Tears (1963) e Bitter Tears (1965), de Johnny Cash. Aliás, é discutível se o disco dos Beatles de fato era um álbum conceitual, segundo os críticos. Por opinião própria, deixando o fanatismo de lado, Sgt. Pepper é sim, pra mim, um álbum conceitual, pelas portas que o mesmo abriu à novas tecnologias e avanços musicais.
Mas, voltando, o único tema que o unifica é a canção "Sgt. Pepper". 'Basicamente, Sgt. Pepper era um álbum de McCartney, não de Lennon', diz Barry Milles, o principal contato do grupo com a cena underground londrina na época. "As pessoas cometem o erro de achar que deve ser coisa do Lennon porque ele era tão moderno. Na verdade, ele estava usando tantas drogas e tentando tão arduamente se livrar do seu ego que não se envolveu tanto com Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band".

No ranking da revista Rolling Stone dos 500 melhores álbuns da história, Sgt. Peppers é o primeiro colocado, acompanhado de "Pet Sounds" do Beach Boys, em segundo lugar e por Revolver, também dos Beatles, em terceiro.



Siga nosso Twitter

3 comentários:

  1. incrível a combinação das músicas, a harmonia como elas foram organizadas no álbum. muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Discordo quando Barry Milles disse que era um álbum de Paul, e que John não se envolveu tanto. Sem os talentos de John, George e Ringo, Paul jamais teria feito essa obra prima sozinho!

    ResponderExcluir
  3. Tanto é que Paul nunca compôs em sua carreira solo um álbum naquele nível.
    Está óbvio que a opinião de Barry é parcial...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...